Ômega 3 pode prevenir asma na infância

Pedro.Saude - 2 de janeiro de 2017 - 10:55

Ômega 3 pode prevenir asma na infância

Uso de suplementos por gestantes reduziu em 31% risco de o bebê desenvolver problema respiratório

(CCM SAÚDE) — Mulheres grávidas que tomam suplementos de ômega 3 durante o terceiro trimestre de gestação reduzem os riscos de seus filhos sofreram de asma durante a infância. A relação foi comprovada por cientistas do Centro de Estudos de Asma Infantil de Copenhague, na Dinamarca.

Os estudos mostraram que a suplementação diminuiu em 31% os riscos da criança desenvolver asma ou outros problemas respiratórios. "Havia uma suspeita desta ligação por conta das propriedades anti-inflamatórias do ômega 3 e o aumento da asma em países ocidentais onde o consumo da substância é reduzida. A pesquisa torna essa relação definitiva", afirmou Hans Bisgaard, um dos cientistas envolvidos.

Além disso, o experimento, feito em mulheres dinamarquesas e canadenses, também revelou que as gestantes que possuem uma dieta pobre em ômega 3, presente em peixes de água fria, como salmão e atum, apresentam benefícios ainda mais elevados ao utilizarem os suplementos. Entre esse grupo, a redução do risco pode chegar a mais de 50%.

"É bastante provável que grávidas de países como Canadá e Estados Unidos tenham ganhos mais importantes do que aquelas de países nórdicos", diz Bisgaard. O Brasil, onde o consumo destes peixes também é reduzido, é outro que poderia ver suas crianças beneficiadas pela suplementação de grávidas.

Foto: © Maruna Pleshkun - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter