Descoberto gene que causa TPM mais intensa

Pedro.Saude - 3 de janeiro de 2017 - 09:53

Descoberto gene que causa TPM mais intensa

Transtorno que afeta até 5% das mulheres em idade fértil apresenta mesmos em nível mais elevado

(CCM SAÚDE) — A tensão pré-menstrual (TPM) afeta praticamente todas as mulheres em idade fértil. No entanto, uma pequena parte delas sofre com sintomas ainda mais intensos nos dias que antecedem a menstruação. O chamado Transtorno Disfórico Pré-Menstrual, menos conhecido, tem sua causa finalmente descoberta por pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos.

Os cientistas demonstraram que, diferentemente da TPM, esse transtorno está associado a uma alteração genética presente em algumas mulheres - entre 2% e 5% delas, estimam os especialistas. O gene, ao interagir com os hormônios sexuais estrogênio e progesterona, desencadeia os sintomas típicos da TPM, como ansiedade, irritabilidade e depressão, porém em estado mais intenso.

"Encontramos um gene suspeito de ter uma expressão desregulada. Isso aumenta a evidência de que o Transtorno Disfórico Pré-Menstrual é um distúrbio e uma resposta da célula aos hormônios sexuais secretados pelas mulheres", afirma Peter Schmidt, um dos autores do estudo.

Com a descoberta e o avanço do entendimento dos pesquisadores com relação ao distúrbio, a esperança dos profissionais é incrementar o tratamento de mulheres com o transtorno e expandir o conhecimento sobre ele, muitas vezes encarado apenas como uma resposta excessiva da mulher.

Foto: © Phimsri - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter