Refrigerante sem açúcar não mantém o peso

Natali.Saude - 5 de janeiro de 2017 - 11:04

Refrigerante sem açúcar não mantém o peso

Segundo estudo, bebida dietética não se mostra como alternativa melhor para a saúde

(CCM SAÚDE) — O consumo de refrigerante sem açúcar, adotado por muitas pessoas como alternativa mais saudável para consumir a bebida, não oferece vantagem em relação à versão normal para manter o peso.

A conclusão foi obtida por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do Imperial College London, do Reino Unido, em artigo publicado na edição desta semana da revista científica 'PLoS Medicine'.

Os refrigerantes 'diet', 'light' ou 'zero' recebem adoçantes artificiais no lugar de açúcar. Porém, segundo os estudos, consumir um ou o outro dá na mesma: não há comprovação científica de que a versão dietética possa colaborar para a prevenção da obesidade.

Segundo os especialistas, apesar de conter poucas calorias, as bebidas com adoçantes artificiais podem desencadear consumo compensatório de comida por estimular os receptores do sabor doce. O fato de as pessoas terem a impressão de que estão consumindo um produto saudável, com poucas calorias, também pode contribuir para que elas consumam outros alimentos em maior quantidade.

Foto: © Monkey Business Images - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter