Identificado mecanismo para cura do HIV

Natali.Saude - 6 de janeiro de 2017 - 11:00

Identificado mecanismo para cura do HIV

Descrição de estrutura atômica permite entender melhor a integração do vírus HIV ao DNA humano

(CCM SAÚDE) — Uma descoberta feita por cientistas do Instituto Salk, nos Estados Unidos, é mais uma esperança para a descoberta da cura do vírus da Aids. Isso porque eles desvendaram a estrutura atômica de uma peça importante no sistema que permite ao vírus HIV se integrar ao DNA humano e começar a se replicar.

A descrição desse complexo, chamado intassomo, foi feita na revista 'Science'. "O HIV é um vírus muito esperto e aprendeu a enganar mesmo algumas das melhores drogas do mercado. Entender os mecanismos do escape viral e desenvolver tratamentos mais amplamente aplicáveis será a principal direção da pesquisa de medicamentos do futuro", diz Dmitry Lyumkis, autor sênior do estudo.

Recentemente, uma classe de remédios chamada inibidores da transferência da cadeia pela integrase (INSTIs), que foca no intassomo, recebeu aprovação das agências dos EUA e da Europa. Essas enzimas são estudadas por cientistas desde 1994, mas a estrutura completa do intassomo do vírus da Aids continuou um problema difícil de ser solucionado por meio das técnicas convencionais.

Foto: © alexskopje - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter