Doença misteriosa já afeta 52 pessoas na Bahia

Pedro.Saude - 11 de janeiro de 2017 - 08:33

Doença misteriosa já afeta 52 pessoas na Bahia

Condição marcada por dor muscular e urina escurecida segue sob investigação; um paciente morreu

(CCM SAÚDE) — Uma doença misteriosa que tem como principal característica deixar a urina dos pacientes preta tem intrigado médicos na Bahia e pode ter feito sua primeira vítima. Um homem com os sintomas da doença, que também provoca dores musculares intensas, morreu em 31 de dezembro no município de Vera Cruz. Ele não teve sua identidade revelada pelas autoridades de saúde.



Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), chega a 52 o número de pessoas com a doença desconhecida. Destes, 50 vivem na capital Salvador. Os dados se referem ao período de 14 de dezembro a 5 de janeiro e podem haver novos casos ainda não notificados pelos hospitais da rede pública de saúde, informa o órgão estadual.

Atualmente, pesquisadores investigando a enfermidade trabalham com a hipótese de que a contaminação dos pacientes tenha ocorrido pelo consumo de peixes. Amostras de animais já foram enviadas para um laboratório nos Estados Unidos, enquanto exames de sangue, fezes e urina dos pacientes estão sendo feitos na Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Resultados preliminares indicaram presença de enterovírus e parechovírus.

"Trabalhamos com quatro hipóteses: contaminação por bactéria, vírus, metais pesados e toxinas. A maior preocupação é o número de casos. Estamos hoje com 52 casos sem uma resposta para dar à população", afirmou Ita Cácia Aguiar, superintendente de vigilância à saúde da Sesab, ao portal 'G1'. Ela estima que até a próxima sexta-feira (13) um diagnóstico mais preciso já tenha sido obtido.

Foto: © Tonhom1009 - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter