Carne vermelha ligada a inflamação no intestino

Natali.Saude - 11 de janeiro de 2017 - 10:50

Carne vermelha ligada a inflamação no intestino

Conclusão foi obtida após a análise de dados de 46 mil homens questionados desde 1986

(CCM SAÚDE) — Pessoas que consomem muita carne vermelha sofrem mais frequentemente de diverticulite, doença provocada pela inflamação de um ou mais divertículos - pequenas bolsas de tecido que se formam na mucosa interna do intestino.



Para chegarem a essa conclusão, pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, compararam um grupo composto por 20% dos participantes que consumiam mais carne vermelha com os 20% que consumiam menos, e concluiu que os casos de diverticulite foram 58% mais numerosos no primeiro grupo.

Os dados foram extraídos de um amplo estudo epidemiológico estadunidense, que analisou as respostas de mais de 46 mil homens questionados periodicamente desde 1986, incluindo perguntas sobre seus hábitos de consumo de carne vermelha, frango e peixe. Do total do grupo, 764 homens desenvolveram diverticulite, o que equivale a 1,6%.

A equipe desenvolveu algumas hipóteses, entre elas a de que o consumo elevado de carnes vermelhas poderia perturbar o equilíbrio das bactérias que vivem no intestino, mas não foi possível apontar a causa exata desta relação.

Foto: © lsantilli - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter