Estímulo com luz contra o câncer de próstata

Natali.Saude - 11 de janeiro de 2017 - 11:33

Estímulo com luz contra o câncer de próstata

Tratamento não invasivo causou remissão completa do tumor em 49% dos pacientes testados

(CCM SAÚDE) — Uma terapia já em fase avançada de testes promete mudar as práticas atuais de combate ao câncer de próstata. Por meio de fotodinâmica, estimulação com luz, o carcinoma desaparece sem que o homem enfrente complicações como impotência e incontinência urinária a longo prazo.



O experimento, conduzido na University College London (UCL), no Reino Unido, foi feito em 47 centros e hospitais comunitários de 10 países europeus e contou com a participação de 413 pacientes, com idade entre 45 e 85 anos.

"Esse é realmente um salto enorme para o tratamento do câncer da próstata, que está décadas atrás de outros cânceres sólidos, como o de mama. Em câncer de próstata, ainda estamos comumente removendo ou irradiando toda a próstata, de modo que o sucesso desse novo tratamento de preservação de tecidos é uma boa notícia", diz, em comunicado, Mark Emberton, reitor da UCL Medical Sciences, professor de oncologia intervencionista na London Global University e principal autor do estudo.

A VTP, como a nova terapia é chamada, consiste na aplicação da droga fotossensível WST11 na área afetada. A substância é derivada de bactérias que vivem no fundo do oceano e, para sobreviver em um ambiente escuro, conseguem converter a pouca luz existente em energia.

O composto usado na pesquisa, quando ativado por luz laser, mata as células cancerígenas e corta o fornecimento de sangue na área. Assim, o tumor morto é eliminado por células de defesa do paciente e o tecido saudável da próstata fica preservado.

Foto: © BeautyBlowFlow - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter