Jovens obesos têm problemas de mastigação

Natali.Saude - 16 de janeiro de 2017 - 09:28

Jovens obesos têm problemas de mastigação

Estudo conduzido em São Paulo mostra que eles têm hábito de comer apenas de um lado da boca

(CCM SAÚDE) — A obesidade e o fato de jovens mastigarem mal os alimentos estão diretamente relacionados, isso já se sabe. O que uma pesquisa descobriu agora é que jovens obesos têm mais problemas de mastigação.

"Observamos frequência maior de alterações nos músculos da face e de hábitos prejudiciais à nutrição nos jovens com sobrepeso ou obesidade do que nos com peso normal", conta a pesquisadora Paula Midori Castelo, ligada ao Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em Diadema.

Para chegar a essa conclusão, a equipe liderada pela pesquisadora avaliou 230 adolescentes com idade entre 14 e 17 anos, que foram filmados pelos investigadores enquanto mastigavam. Os vídeos foram analisados por uma fonoaudióloga, que avaliou a forma de mastigar de cada um dos voluntários.

A alteração constatada que mais se sobressaiu foi o costume de mastigar apenas em um dos lados da boca. Nenhum dos participantes tinha cárie ou qualquer problema na arcada dentária que levasse a esse comportamento.

"O alimento precisa ser jogado de um lado para o outro, formar um bolo uniforme para evitar a formação de bolhas de ar que dão desconforto e atrapalham a digestão", ressalta a pesquisadora. Como a mandíbula deixa de atuar igualmente nesse processo, "também podem haver alterações na estrutura de um dos lados do arco dentário", completa Castelo.

Foto: © kwanchai c - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter