20% dos jovens acorda à noite para usar celular

Pedro.Saude - 17 de janeiro de 2017 - 09:50

20% dos jovens acorda à noite para usar celular

Hábito triplica o risco de adolescente passar todo o dia seguinte cansado e sem disposição para suas atividades

(CCM SAÚDE) — Um em cada cinco jovens desperta regularmente durante a noite para checar e responder mensagens recebidas no celular, revelou estudo do Instituto de Pesquisa Econômica e Social de Gales, no Reino Unido.



Para o estudo, foram entrevistados 900 meninos e meninas entre 12 e 15 anos sobre seus hábitos noturnos e sua condição física ao longo do dia. Os investigadores constataram que o grupo que geralmente acorda de madrugada para mexer em seus smartphones apresentou risco três vezes maior de sofrer cansaço e incapacidade de cumprir todas as suas tarefas no dia seguinte.

Além disso, também foi demonstrada relação entre as noites mal dormidas e redução dos níveis de felicidade e bem-estar. "Nossa pesquisa mostrou que há um significativo número de adolescentes que regularmente vão à escola se sentindo cansados e são os mesmos com taxas reduzidas de bem-estar", afirma Sally Power, autora do estudo.

Por fim, a pesquisa apontou que a chance de se conectar às redes sociais e aplicativos de mensagens no meio do sono era muito maior entre garotas do que garotos. Testes mais amplos serão feitos para comprovar a conexão entre o cansaço e o uso de redes sociais na madrugada.

Foto: © Marcos Mesa Sam Wordley - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter