Iniciativa quer criar vacinas e prevenir epidemias

Pedro.Saude - 19 de janeiro de 2017 - 11:27

Iniciativa quer criar vacinas e prevenir epidemias

Objetivo é evitar novos surtos de doenças infecciosas como o ebola, que matou 11 mil em três anos

(CCM SAÚDE) — Governos e organizações internacionais firmaram acordo nesta quarta-feira (18) durante o Fórum Econômico Mundial, na Suíça, para criação de vacinas contra doenças altamente infecciosas e letais com objetivo de prevenir epidemias graves, como a do vírus ebola, que afetou a África Ocidental entre 2014 e 2016.



O projeto, que contará com aporte inicial de 460 milhões de dólares (R$ 1,4 bilhão), será capitaneado pelos governos de Alemanha, Japão e Noruega, a Fundação Bill Gates e a ONG Wellcome Trust. No primeiro momento, o grupo terá três doenças como alvo: Mers, febre de Lassa e vírus Nipah. As três têm em comum, além da alta periculosidade, o fato de partirem de animais, como aves e porcos, para depois infectarem seres humanos.

"Epidemais podem arruinar sociedades tanto quanto guerras e desastres naturais. Elas não respeitam fronteiras ou separam ricos e pobres. É por isso que devemos trabalhar juntos para estarmos melhor preparados", afirmou a primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg, durante a cerimônia de lançamento da inciativa.

Ao todo, a coalizão irá financiar dois projetos de vacina para cada uma das doenças. Ao longo dos anos, outras iniciativas deverão ser acrescentadas, sempre com foco sobre doenças que afetam países de baixa e média renda e que normalmente são neglicenciadas pela indústria farmacêutica pelo baixo retorno financeiro que garantem.

Foto: © Davide Calabresi - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter