Febre amarela já matou 25 pessoas em Minas

Pedro.Saude - 23 de janeiro de 2017 - 09:47

Febre amarela já matou 25 pessoas em Minas

Surto da doença já alcança 39 municípios; Ministério avalia risco de expansão para Espírito Santo

(CCM SAÚDE) — O surto de febre amarela em Minas Gerais já vitimou 25 pessoas desde o início do ano, afirma o Ministério da Saúde. Com o aumento diário de casos da doença, o órgão federal já tem confirmadas 47 ocorrências, além de estar investigando outras 154 notificações e 71 óbitos suspeitos.



Ao todo, 39 municípios mineiros têm pelo menos casos comunicados de febre amarela. No entanto, o ministério aponta que as ocorrências seguem concentradas nas regiões mais a nordeste do estado onde o surto se iniciou. Também há 11 suspeitas em cidades do Espírito Santo - todas próximas à divisa com Minas -, mas nenhuma delas ainda foi confirmada.

Para tentar impedir o avanço da doença no estado, a pasta enviou 505 mil doses extras da vacina contra febre amarela para 26 municípios do Espírito Santo no final da semana passada, em procedimento similar ao realizado em Minas Gerais, que recebeu 2 milhões de imunizações. Moradores de zonas rurais ou de mata contínua devem ter a preferência de vacinação, pois são os com mais alto risco da doença.

Porém, quem já tiver recebido a vacina anteriormente está protegido contra a febre amarela. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que apenas uma dose é suficiente para conceder imunização contra o vírus causador da doença, transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti tal como a dengue, zika e chikungunya.

Foto: © InsectWorld - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter