Estudos atestam benefícios dos chás para saúde

Natali.Saude - 24 de janeiro de 2017 - 09:07

Estudos atestam benefícios dos chás para saúde

Cada tipo de planta tem características e benefícios, como diminuir a ansiedade ou melhorar a digestão

(CCM SAÚDE) — Chás podem funcionar com remédio e ajudar a tratar diversos males. Isso é comprovado cientificamente. O que é preciso atentar é para o fato de que qualquer tipo de infusão deve ser ingerido na medida exata para não sair do saudável.



Cada tipo de planta utilizada no chá tem características e benefícios, como diminuir a ansiedade, melhorar a digestão, controlar a pressão e acelerar a queima calórica. Para se ter uma ideia, alguns chás aumentam em 3% a queima de calorias e, por isso, são bastante usados para o emagrecimento. No entanto, como a maioria dos chás têm cafeína, seu consumo não pode ser exagerado.

O chá de erva doce e o de sálvia, por exemplo, aliviam os sintomas da TPM, diminuindo a dor abdominal; o de canela aumenta o fluxo menstrual e melhora a dor e o de camomila diminui a irritação e a ansiedade. Todos eles devem ser preparados por infusão.

A melhor forma de preparar uma infusão é colocar a erva em uma xícara de porcelana ou de vidro e acrescentar água fervente. Misture e cubra, deixando repousar por 5 a 10 minutos até atingir a temperatura apropriada para consumo. A quantidade é de uma colher de sobremesa para cada xícara de água fervente.

Foto: © KMN Photo - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter