Febre amarela tem 11,5 milhões de vacinas

Pedro.Saude - 26 de janeiro de 2017 - 08:41

Febre amarela tem 11,5 milhões de vacinas

Ministério da Saúde garante que número é suficiente para conter surto; mortes já chegam a 40

(CCM SAÚDE) — O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira (25) que tem garantidas 11,5 milhões de doses da vacina contra a febre amarela, doença que está em surto na região Sudeste desde o início do ano. Do total, 5,5 milhões já foram distribuídas aos estados, afirma o órgão federal.

Estado mais afetado pela doença até o momento, Minas Gerais recebeu a maior cota de imunizações, com mais de 2 milhões de doses. São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro também tiveram aportes da vacina nas últimas semanas, segundo o ministério. As 6 milhões de unidades ainda não entregues estão estocadas e "podem ser utilizados a qualquer momento". O material é fabricado no laboratório Bio-Manguinhos, controlado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Apesar do excedente, o Ministério não descarta o risco de desabastecimento. Isso porque muitas pessoas fora das áreas de risco (regiões rurais e de mata) têm buscado a proteção. O órgão mantém suas recomendações de que só devem se vacinar pessoas morando nestas áreas ou que vão viajara para estas localidades.

Na última terça-feira (24), boletim epidemiológico elevou o número de mortes confirmadas por febre amarela desde o início do ano para 40 - 37 em Minas. Além destas, outras 49 estão sob investigação. Quanto aos casos, há 438 notificações, com 70 ocorrências já confirmadas por exames laboratoriais.

Foto: © JPC-PROD - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter