Descobertos 14 transtornos de desenvolvimento

Pedro.Saude - 26 de janeiro de 2017 - 09:59

Descobertos 14 transtornos de desenvolvimento

Estudo avaliou genoma de 4 mil famílias e constatou diversas mutações genéticas espontâneas

(CCM SAÚDE) — Um estudo da ONG Wellcome Trust, em parceria com o serviço de saúde pública britânico (NHS, na sigla em inglês), identificou 14 transtornos de desenvolvimento até então desconhecidos pela medicina.

A pesquisa analisou todos os 20 mil genes dos membros de 4 mil famílias do Reino Unido e Irlanda com ao menos um filho com distúrbio. A alta quantidade de voluntários possibilitou a descoberta de 14 mutações genéticas espontâneas (que não são legadas pelos pais) que seriam, segundo os cientistas, as causas para as condições desenvolvidas pelas crianças.

"As famílias buscam um diagnóstico genético para seus filhos já que isso ajuda a compreender as causas do problema. Além disso, o diagnóstico permite aos pais saber o que o futuro reserva para a criança e em que medida há risco de novos filhos desenvolveram o mesmo transtorno", afirma David FitzPatrick, um dos autores do estudo.

Com os resultados, os cientistas também estimaram a probabilidade de uma criança nascer com alguma mutação genética. Em média, o risco é de 1 em 300 gestações. No entanto, ele aumenta com a idade da mãe. Grávidas na casa dos 20 anos têm risco de 1 em 450 enquanto mulheres acima dos 40 apresentam risco de 1 em 210. Em números gerais, cerca de 400 mil crianças - dos 140 milhões de nascimentos anuais no mundo - têm transtornos de desenvolvimento.

Foto: © vitstudio - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter