Depressão e câncer estão ligados, diz estudo

Natali.Saude - 26 de janeiro de 2017 - 10:19

Depressão e câncer estão ligados, diz estudo

Conclusão foi obtida após indícios que apontam a relação entre as saúdes física e mental

(CCM SAÚDE) — Um estudo conduzido na Inglaterra e no País de Gales indica que pessoas que sofrem de depressão ou ansiedade têm mais probabilidades de morrer de alguns tipos de câncer.



Após analisar as fichas clínicas de mais de 160 mil pessoas, chegou-se à conclusão de que os que sofriam problemas psicológicos eram mais propensos a morrer de câncer de cólon, próstata e pâncreas.

Apesar dos indícios, os pesquisadores ressaltam que se trata de uma condição estatística, porém não significa que haja um vínculo causa-efeito entre o estado psíquico da pessoa e o câncer.

Anteriormente, pesquisas já apontaram a existência de uma relação entre os sintomas da depressão e os transtornos de ansiedade e a incidência de doenças cardiovasculares.

Os pesquisadores da University College de Londres centraram seu estudo nos casos de câncer que dependem dos hormônios ou que estão ligados ao estilo de vida. Vários estudos sugerem que, efetivamente, o desequilíbrio hormonal que gera a depressão conduz a uma produção mais elevada de cortisol e inibe os mecanismos naturais de reparação do DNA, o que enfraquece as defesas diante do câncer.

Também há dados de que entre as pessoas depressivas é mais comum o tabagismo, o consumo de álcool e a obesidade, três fatores de risco para o câncer.

Foto: © Stephen Mcsweeny - Shutterstock.com

Siga o CCM Saúde no Twitter