Febre amarela chega a mais dois estados

Pedro.Saude - 27 de janeiro de 2017 - 13:39

Febre amarela chega a mais dois estados

Mato Grosso do Sul e Goiás tiveram primeiras notificações nesta quinta; no DF, suspeitas foram descartadas

(CCM SAÚDE) — O surto de febre amarela no Brasil alcançou mais dois estados nesta quinta-feira (26). Segundo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, Mato Grosso do Sul e Goiás contam agora com um caso sob suspeita cada. Por outro lado, as três ocorrências no Distrito Federal tiveram diagnóstico negativo e foram descartadas.



Com isso, o total de notificações da doença em todo o Brasil já somam 550, segundo o órgão federal. Destas, há 72 confirmações e 23 descartes enquanto 455 casos seguem sob análise das autoridades de saúde estaduais. Minas Gerais, onde o surto se iniciou, concentra 68 confirmações e 415 suspeitas até o momento.

Quanto aos óbitos, o total manteve-se nos 40 do boletim anterior, mas o número de mortes sob suspeita de febre amarela agora chega a 61. Ao todo, a doença já foi notificada em 78 municípios, sendo 51 em Minas Gerais e 18 do Espírito Santo.

Para se proteger da febre amarela, moradores de zonas de perigo - áreas rurais e de mata - e viajantes para estas regiões devem tomar a vacina contra a doença, disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Apenas uma dose da imunização já é suficiente para proteger o indivíduo. O Ministério da Saúde recomenda que habitantes de regiões metropolitanas que não planejem visitar áreas de risco não devem tomar a vacina sob risco de desabastecimento.

Foto: © Pixabay.
Siga o CCM Saúde no Twitter