Ministério atualiza números da febre amarela

Pedro.Saude - 31 de janeiro de 2017 - 08:05

Ministério atualiza números da febre amarela

Caso notificado em Goiás foi descartado e total de suspeitas já chega a 568 em todo o Brasil

(CCM SAÚDE) — O Ministério da Saúde divulgou na segunda-feira (30) novo boletim epidemiológico da febre amarela. Agora, as notificações somam 568, com 107 diagnósticos confirmados da doença. Por outro lado, 31 suspeitas foram descartadas.



Em Minas Gerais, foco inicial do problema, as confirmações já chegam a 99 e se espalham por 55 municípios. Depois, vêm Espírito Santo (5 confirmações) e São Paulo (3). Na Bahia, todos os casos seguem em investigação. Já Distrito Federal e Goiás descartaram todas as suas suspeitas. Ainda restam dois casos, anteriormente atribuídos ao Mato Grosso do Sul, que têm seu local de origem sob análise.

Quanto aos óbitos, há atualmente 113 notificações, sendo 46 com causa confirmada da febre amarela e apenas três descartes. Os 64 demais casos estão sendo investigados. As mortes também estão concentradas em Minas (42), com três em São Paulo e uma no Espírito Santo.

O órgão federal também informou que já foram distribuídas 7,5 milhões de doses da vacina contra a febre amarela desde o início do ano. Minas é o estado que mais recebeu, com 3,5 milhões imunizações, seguido de Espírito Santo (1,7 milhão), Bahia (900 mil) e São Paulo (700 mil).

Apesar de não ter registrado notificações até o momento, o Rio de Janeiro também teve aporte extra - de 700 mil doses - que serão enviadas prioritariamente para as cidades na divisa com Minas Gerais e Espírito Santo como forma de evitar que a doença se alastre.

Foto: © Chinnapong - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter