Rótulos vão informar sobre presença de lactose

Pedro.Saude - 2 de fevereiro de 2017 - 08:30

Rótulos vão informar sobre presença de lactose

Anvisa estabelece três tipos de avisos; adesão da indústria deve estar completa em 24 meses

(CCM SAÚDE) — As embalagens de produtos com lactose devem informar aos consumidores sobre a presença da substância em sua composição, determinou nesta quarta-feira (1) a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A decisão, que deverá ser inteiramente implementada pela indústria alimentícia em até 24 meses, garante a segurança de portadores de intolerância à lactose, proteína presente no leite e derivados. Regulamentações semelhantes já haviam contemplado casos de alergia à proteína do leite da vaca e doença celíaca (intolerância ao glúten).

De acordo com o órgão federal, produtos com mais de 100 miligramas de lactose por 100 gramas ou 100 mililitros, ou seja, concentração acima de 0,1%, devem informar sobre a presença da proteína. Alimentos com níveis abaixo desse valor podem se declarar livres de lactose. "O limite de 100 mg foi definido com base na experiência de outros países que adotam esta regulação há bastante tempo, como Alemanha e Hungria. Esse limite tem se mostrado seguro para as pessoas com intolerância à lactose", aponta comunicado da Anvisa.

Produtos entre 0,1% e 1% de concentração de lactose podem conter nas embalagens as frases 'Baixo Teor de Lactose' ou 'Baixo em Lactose'. Já produtos com mais de 1 grama da substância por 100 gramas devem acrescentar no rótulo a informação 'Contém Lactose'.

Foto: © Yuganov Konstantin - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter