Nova terapia da diabetes reduz uso de remédios

Pedro.Saude - 6 de fevereiro de 2017 - 10:29

Nova terapia da diabetes reduz uso de remédios

Restrição de 25% na ingestão de calorias melhorou saúde do paciente em apenas um mês

(CCM SAÚDE) — Um novo tratamento para a diabetes tipo 2 desenvolvido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) promete reduzir o uso de medicamento pelos portadores da doença de uma maneira bastante simples.

Os cientistas propõem uma restrição calórica da ordem de 25% para redução dos níveis de glicemia e colesterol do paciente. A dieta também faz o paciente perder peso, o que aumenta o controle da doença e evita o uso exagerado de remédios, defende Rafael Ferraz, autor do experimento.

O pesquisador recomenda a realização do regime alimentar diferenciado principalmente para os portadores da diabetes tipo 2 que estejam com a doença descontrolada e não fazem uso das injeções de insulina.

"Pegamos o paciente em um estado totalmente descompensado e observamos ao fim do tratamento que ele apresenta qualidade de vida e metabólica boas. Esse protocolo consegue ativar vias metabólicas importantes na maquinaria celular, proporcionando melhora funcional da célula e dos órgãos associados ao controle da diabetes", diz ele em entrevista ao portal 'G1'.

Apesar dos bons resultados que a dieta apresenta em menos de um mês de tratamento, Ferraz garante que os medicamentos ainda ser uma parte fundamental do controle da diabetes e não devem ser deixados de lado pelos pacientes.

Foto: © sacura - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter