Anti-inflamatório não faz efeito para dor lombar

Pedro.Saude - 7 de fevereiro de 2017 - 08:59

Anti-inflamatório não faz efeito para dor lombar

Medicamentos como ibuprofeno colocam em risco saúde gastrointestinal do paciente, diz estudo

(CCM SAÚDE) — Remédios anti-inflamatórios comuns, como o ibuprofeno, não são eficazes para tratar dores nas costas, aponta estudo inédito realizado no Instituto George para Saúde Global, na Austrália. Por outro lado, o uso dessas drogas está associado ao aumento do risco do paciente desenvolver problemas no estômago e intestino.



A equipe de pesquisadores chegou a essas conclusões analisando estudos anteriores com cerca de 6 mil voluntários. Apesar de serem os medicamentos mais prescritos para dor lombar, os anti-inflamatórios não esteroides promoveram, no máximo, alívio moderado das dores sofridas pelos pacientes.

"Essas drogas são eficazes para outras condições, mas pessoas com dor nas costas devem ser tratadas de outras maneiras. Não se deve abrir mão de remédios que aliviam dores, mas se deve saber que os benefícios serão pequenos e que os efeitos colaterais podem ser bastante danosos", explica Manuela Ferreira, autora da pesquisa.

Entre os possíveis efeitos colaterais do uso do ibuprofeno e outros anti-inflamatórios, os principais afetam a região gastrointestinal. Pacientes tomando essas drogas têm 2,5 vezes mais risco de sofrer com úlceras e sangramentos.

Foto: © Maridav - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter