Gel contraceptivo masculino passa em teste

Pedro.Saude - 8 de fevereiro de 2017 - 07:54

Gel contraceptivo masculino passa em teste

Experimento com macacos impediu reprodução de 16 machos que tiveram produto injetado no corpo

(CCM SAÚDE) — Uma nova opção de contraceptivo para homens pode chegar ao mercado em alguns anos. O gel contraceptivo Vasalgel, desenvolvido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, teve sucesso em experimentos com macacos e agora será testado em seres humanos.



O produto funciona por meio do bloqueio da passagem dos espermatozoides pelo canal que conecta os testículos ao pênis. O gel é inserido por meio de cirurgia e, segundo seus criadores, seus efeitos se prolongam por cerca de dez anos.

Nos testes, 16 macacos - 10 deles já com filhos - receberam o gel e foram liberados para acasalar uma semana depois. Ao longo de dois ciclos reprodutivos completos da espécie, todos tiveram relações sexuais com fêmeas e nenhuma delas ficou grávida. Antes disso, o contraceptivo havia sido testado em coelhos, com sucesso semelhante.

Atualmente, as únicas opções de contracepção masculina são o uso de preservativos e a vasectomia. A principal vantagem do gel para esta última é que o método pode ser revertido com facilidade. Basta uma aplicação de bicarbonato de sódio para dissolver o gel. Esta propriedade foi testada satisfatoriamente em coelhos, mas ainda precisa ser comprovada nos macacos.

Os testes com seres humanos ainda não têm data para começar já que dependem de aprovação dos órgãos reguladores de pesquisa científica dos Estados Unidos, mas os pesquisadores acreditam que o gel possa estar à venda em cerca de cinco anos caso tenha sucesso no experimento com homens.

Foto: © Kateryna Kon - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter