Sete horas de sono ajudam no emagrecimento

Pedro.Saude - 10 de fevereiro de 2017 - 13:00

Sete horas de sono ajudam no emagrecimento

Noites mal dormidas afetam hormônios essenciais para controle do apetite e saciedade

(CCM SAÚDE) — Fazer dieta e praticar exercícios físicos são atitudes essenciais para perder peso, mas uma boa noite de sono também tem seu valor, aponta estudo realizado no King's College London, no Reino Unido.

Os pesquisadores britânicos demonstraram que pessoas que têm o hábito de dormir menos de sete horas por dia estão mais propensas e fazer escolhas alimentares ruins, consumindo mais açúcar e gordura. Esta ação, a longo prazo, provoca obesidade, além de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

A chave para a relação entre sono e alimentação está em dois hormônios: grelina e leptina. O primeiro controla o apetite do indivíduo enquanto o segundo é responsável por enviar ao cérebro informações sobre o estado de saciedade da pessoas. Entre aqueles que dormem pouco, esses dois hormônios se desajustam, com aumento do primeiro e diminuição do segundo.

Assim, dormir menos de sete horas por dia tende a provocar maior apetite e menos saciedade. Além disso, essa desregulação também faz com que o indivíduo associe em maior medida a alimentação com sentimentos de recompensa, o que leva a um consumo maior de comidas doces e gordurosas.

Foto: © Antonio Guillem - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter