Déficit de atenção ligado ao tamanho do cérebro

Natali.Saude - 16 de fevereiro de 2017 - 09:19

Déficit de atenção ligado ao tamanho do cérebro

Pessoas que têm TDAH têm o cérebro levemente menor que a média, o que justifica comportamentos

(CCM SAÚDE) — Estudo que avaliou 1.713 pessoas com Transtorno por Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e 1.529 pessoas sem ele, apontou que os portadores desse mal têm o cérebro levemente menor que a média, o que poderia justificar seu comportamento por uma alteração física, não apenas de conduta do portador.



"Os resultados de nosso estudo confirmam que as pessoas com TDAH têm diferenças na estrutura cerebral, o que sugere que o TDAH é um transtorno no cérebro", afirmou a diretora do estudo, Martine Hoogman, do Centro Médico da Universidade Radboud, na Holanda.

"Esperamos que isto ajude a reduzir o estigma de que o TDAH é 'apenas um rótulo' para crianças com dificuldades ou que é provocado por uma educação pobre", acrescentou a especialista, em comunicado.

Publicadas na revista 'The Lancet Psychiatry', as pesquisas analisaram ressonâncias magnéticas de pessoas entre 4 e 63 anos, com ou sem TDAH, e mediram o volume total de seu cérebro, assim como o tamanho de sete regiões cerebrais.

O TDAH, diagnosticado geralmente na infância, pode perdurar na vida adulta, gerando problemas de concentração, hiperatividade e impulsividade.

Foto: © Piotr Marcinski - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter