Jovens com sobrepeso têm maior risco de câncer

Pedro.Saude - 16 de fevereiro de 2017 - 09:53

Jovens com sobrepeso têm maior risco de câncer

Ganho de peso ao longo da vida aumenta em até três vezes possibilidade de dois dos tipos mais mortais da doença

(CCM SAÚDE) — Jovens com sobrepeso na casa dos 20 anos que, durante a vida adulta, se tornam obesos apresentam risco aumentado em 300% de desenvolver câncer de esôfago e intestinal, duas das neoplasias mais mortais que existem.

A conclusão é de estudo do Instituto Nacional do Câncer, dos Estados Unidos que analisou dados de cerca de 400 mil pacientes. Os pesquisadores compararam o Índice de Massa Corporal (IMC) dos voluntários aos 20 e 50 anos para observar a evolução do peso entre juventude e vida adulta.

Quem tinha sobrepeso quando jovem e manteve essa condição teve aumento no risco na ordem dos 60% ou 70% em comparação com aqueles que sempre tiveram peso normal. Entre os que ganharam 20 quilos nos 30 anos que compreendeu a análise, o risco cresceu em 200% e foi três vezes maior em quem se tornou aos 50 anos.

O câncer de esôfago e de intestino são alguns dos mais mortais atualmente. Apenas um em cada quatro pacientes diagnosticados com um desses tipos da doença sobrevive cinco anos após a descoberta do câncer.

Foto: © Suzanne Tucker - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter