Carnaval: 77 milhões de camisinhas pelo país

Pedro.Saude - 22 de fevereiro de 2017 - 09:10

Carnaval: 77 milhões de camisinhas pelo país

Durante a festa, distribuição será concentrada em principais cidades, como Rio e Salvador

(CCM SAÚDE) — O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (21) que 77 milhões de preservativos estão à disposição da população nos postos de saúde do país até o Carnaval. Destes, 3 milhões são camisinhas femininas.



Em evento na cidade de Salvador, na Bahia, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, também informou que o foco da campanha de prevenção contra Aids e outras DSTs serão os jovens de 15 a 24 anos, única faixa etária onde os casos de transmissão do HIV cresceram nos últimos 10 anos.

De acordo com dados do ministério, esses jovens têm se protegido menos tanto em relações com parceiros fixos quanto em encontros casuais. Por conta disso, o índice de detecção da Aids em jovens de 15 a 19 anos dobrou desde 2006, passando de 2,8 para 5,8 por 100 mil habitantes. No grupo de 19 a 24 anos, o salto foi de 40%.

A situação é mais crítica entre jovens gays e homens que fazem sexo com homens. Este grupo, na faixa dos 15 aos 24 anos, respondiam por 21,4% dos casos descobertos em 2006. No ano passado, essa fatia subiu para 46,8%, quase a metade das ocorrências.

Além da retirada gratuita de camisinhas em postos de saúde, o órgão federal também realizará ações de conscientização e distribuição de preservativos durante o Carnaval, em blocos de rua de nove cidades (Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Olinda, São Paulo, Ouro Preto, Diamantina, Florianópolis e Brasília).

Foto: © lucato - 123RF.com
Siga o CCM Saúde no Twitter