Sinais da doença que causa cegueira repentina

Natali.Saude - 22 de fevereiro de 2017 - 09:32

Sinais da doença que causa cegueira repentina

Arterite de células gigantes é responsável por danificar a visão e deve ser tratada o quanto antes

(CCM SAÚDE) — Uma condição pouco conhecida, mas que representa grande perigo se não for diagnosticada e tratada a tempo. Esta é a arterite de células gigantes, ou arterite temporal, que causa cegueira repentina e pode até ser irreversível.



Os sintomas desse mal podem aparecer de repente e serem confundidos com os de uma enxaqueca. "É necessário ficar atento a dores no couro cabeludo ao pentear o cabelo", disse, à 'BBC', a reumatologista Saleyha Ahsan, que também lista dores na mandíbula e problemas de visão como outros sintomas.

A arterite de células gigantes é causada por uma inflamação da parede das artérias da cabeça, as têmporas, e do pescoço, e causa estreitamento dos vasos, reduzindo o fluxo sanguíneo. Se a artéria no nervo ótico for afetada, o bloqueio pode causar cegueira transitória ou permanente.

Atualmente, esse mal atinge principalmente mulheres com mais de 50 anos. Seu tratamento é feito com esteroides e um diagnóstico precoce é fundamental para evitar a cegueira.

Em casos mais graves, a arterite pode ser consequência de outra doença menos grave chamada polimialgia reumática, que gera dor muscular e até imobilidade. As condições podem aparecer de forma independente, mas muitas vezes estão juntas.

Foto: © Romaset - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter