Brasileiro está mais ativo e se alimenta melhor

Pedro.Saude - 23 de fevereiro de 2017 - 08:57

Brasileiro está mais ativo e se alimenta melhor

Por outro lado, obesidade aumentou; pesquisa da ANS entrevistou pessoas com plano de saúde

(CCM SAÚDE) — O brasileiro está fazendo mais exercícios físicos e comendo mais frutas e hortaliças. Essa é uma das conclusões do Vigitel Saúde Suplementar, pesquisa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) com pessoas seguradas por planos de saúde. Por outro lado, as taxas de sobrepeso e obesidade cresceram.

Ao todo, a sondagem realizou 53.021 entrevistas por telefone em todas as capitais do país. Entre os resultados, destaca-se o aumento de 21,8% na proporção de brasileiros que têm uma alimentação. Em comparação com 2008, o índice daqueles que comem ao menos cinco porções diárias de legumes, verduras e frutas passou de 27% para 32,9%.

A inatividade física, por sua vez, sofreu redução. Os brasileiros que não praticam nenhum tipo de exercício eram 19,1% há nove anos e passaram a 16% em 2015, queda de 16,2% entre os períodos pesquisados.

Apesar das melhorias, o número de pessoas com excesso de peso ou obesidade aumentou entre 2008 e 2015. O sobrepeso, que afetava 46,5% da população, agora foi observado em 52,3% dos brasileiros. Já o nível de obesidade foi de 12,5% para 17%. Os dados são obtidos a partir do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), que leva em consideração peso e altura do indivíduo.

Foto: © wavebreakmedia - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter