População do DF é a que mais abusa do álcool

Pedro.Saude - 27 de fevereiro de 2017 - 11:00

População do DF é a que mais abusa do álcool

Um em cada quatro habitantes do Distrito Federal exagera na bebida, aponta pesquisa da ANS

(CCM SAÚDE) — A população do Distrito Federal é a que mais abusa de bebidas alcoólicas no Brasil, aponta a pesquisa Vigitel Saúde Suplementar, realizada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) com pessoas seguradas por planos de saúde.



Com base em 53.021 entrevistas feitas por telefone em todas as capitais do país, a agência federal revela que 16,7% dos brasileiros afirmou ter abusado do álcool nos 30 dias anteriores à pesquisa. Considera-se abuso o consumo de quatro ou mais doses em um mesmo dia por mulheres e cinco ou mais doses por homens.

No ranking por unidades da federação, o Distrito Federal aparece à frente, com 25,4% da população tendo se excedido no consumo de bebidas alcoólicas. Na outra ponta está São Paulo, com taxa de apenas 12,9%. Na divisão por sexo, os homens (24,3%) bebem duas vezes mais que as mulheres (10,7%).

Por estado, os homens de Cuiabá e Salvador (34,9%) e as mulheres do DF (20,1%) são os principais consumidores. Já as mulheres de João Pessoa (4,2%) e os homens de Curitiba (19,3%) são os grupos que menos bebem no Brasil.

Em comparação ao Vigitel Saúde Suplementar anterior, realizado em 2008, a ANS aponta que os índices de abuso de álcool mantiveram-se estáveis. O órgão também destaca que o consumo é maior na faixa etária de 18 a 34 anos e cresce de acordo com a escolaridade da pessoa.

Foto: © Pravit Kimtong - 123RF.com
Siga o CCM Saúde no Twitter