OMS alerta para perigo de 12 superbactérias

Pedro.Saude - 1 de março de 2017 - 12:25

OMS alerta para perigo de 12 superbactérias

Patógenos incluídos na lista não tem tratamento e até pequenas feridas podem se tornar fatais

(CCM SAÚDE) — A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou, nesta terça-feira (28), uma listagem das 12 superbactérias com maior potencial de colocar em risco a vida humana. Em seu comunicado, a agência internacional alerta os países para estimularem a produção de novos antibióticos para combater estes agentes patogênicos.



As 12 famílias de bactérias foram divididas em três graus de risco: crítico, alto e médio. No primeiro grupo, estão três patógenos responsáveis por infecções hospitalares e são consideradas as mais perigosas e letais. Nas duas outras classificações se encontram bactérias causadoras de doenças como gonorreia, condições estomacais, pneumonia e salmonela.

Para Marie-Paule Kieny, diretora-assistente da OMS, os Estados precisam se envolver de maneira urgente no financiamento a pesquisas e produção de novos remédios. "A resistência a antibióticos tem crescido e estamos ficando rapidamente sem opções de tratamento. Se deixarmos apenas as forças de mercado atuando, os medicamentos que necessitamos não serão desenvolvidos a tempo", afirma ela em nota da agência.

As superbactérias são vistas pela OMS e outros órgãos de saúde em todo o mundo como um dos maiores causadores de mortes de seres humanos nos próximos anos. Com a resistência, doenças hoje facilmente tratáveis e pequenos cortes poderiam voltar a ser fatais como não se vê há pelo menos 100 anos, quando o primeiro antibiótico foi desenvolvido.

Foto: © RomanenkoAlexey - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter