Higiene e imunidade causam infecção urinária

Natali.Saude - 3 de março de 2017 - 09:00

Higiene e imunidade causam infecção urinária

Mais frequente no verão, cistite também pode ser causada por relação sexual desprotegida

(CCM SAÚDE) — A infecção urinária, muito comum entre as mulheres e que também atinge as crianças, é muito frequente no verão e pode ser causada por uma série de fatores, entre eles baixa imunidade e falta de higiene na região genital.

Com um aumento de 25% dos casos no verão, a cistite também pode ter origem na relação sexual desprotegida, em não urinar após a relação sexual, segurar o xixi ou utilizar roupas úmidas por muito tempo.

Esse tipo de infecção, que necessita de tratamento o quanto antes, pode ter origem na uretra, na bexiga ou no rim. Quando acomete uretra e bexiga, os sintomas são aumento na frequência para urinar e ardência. Se a infecção atinge os rins, os sintomas são febre, dor nas costas, vômitos, alterações intestinais e perda de apetite.

Para tratar a infecção de urina, antibióticos são prescritos. Se ela for recorrente, é necessário fazer exames para investigar a causa, que pode ser evitada com a ingestão de bastante água, ao fazer xixi após as relações sexuais e sempre que tiver vontade e se limpar no sentido correto, ou seja, da vagina para o ânus.

Foto: © - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter