Ômega 3 combate danos causados pela poluição

Pedro.Saude - 7 de março de 2017 - 09:37

Ômega 3 combate danos causados pela poluição

Por outro lado, pesquisa demonstra que risco da contaminação do ar pode ser maior que o imaginado

(CCM SAÚDE) — Uma pesquisa pioneira da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, traz uma boa e uma má notícia para aqueles preocupados com os problemas de saúde associados à poluição atmosférica.

O estudo, divulgado com exclusividade pelo jornal britânico 'The Guardian', afirma que o ômega 3 tem capacidade de prevenir e tratar os processos inflamatórios e oxidativos ligados à exposição ao gás carbônico e outros poluentes. Por outro lado, o trabalho revela que o número de doenças provocadas pela contaminação do maior pode ser maior que o conhecido até o momento.

Em experimentos com camundongos, a equipe de pesquisadores, liderada pelo médico Jing Kang, descobriu que a suplementação de ômega 3 pode reduzir de 30% a 50% os efeitos nocivos dos gases poluentes sobre o corpo. O consumo da substância, afirma Kang, pode ser feito tanto através da alimentação (peixes como salmão, atum e sardinha são ricos em ômega 3) quanto a partir de comprimidos de suplementação.

Em meio ao estudo, porém, os cientistas também constataram que a poluição do ar é ainda mais perigosa do que já se sabe. A partir dos pulmões, o ar contaminado alcança uma série de outros órgãos. Desta forma, os gases poluentes podem ter participação em uma série de doenças e condições, tais como diabetes, demência, doenças renais e ocorrência de parto prematuro.

Foto: © testing - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter