Estudo: zika pode causar problemas cardíacos

Natali.Saude - 13 de março de 2017 - 10:14

Estudo: zika pode causar problemas cardíacos

Cientistas descobriram que mal causou arritmias e insuficiência cardíaca em diversas pessoas

(CCM SAÚDE) — As consequências negativas do zika vírus parecem não ter fim. Agora, pesquisadores dos Estados Unidos descobriram que esse mal também pode gerar problemas cardíacos ao acompanharem nove pacientes com zika e sem histórico de problemas no coração em um hospital de Caracas, na Venezuela.



Liderada pela cardiologista Karina Gonzalez Carta, da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, a pesquisa recomenda que pessoas com sintomas de zika prestem atenção aos sinais de doenças cardiovasculares. "A pessoa com sintomas de zika que também apresentar fadiga, falta de fôlego e palpitações no coração deve ver um médico imediatamente", disse a pesquisadora.

De acordo com a descoberta, o quadro decorrente da infecção pelo zika inclui palpitações, perda do fôlego e fadiga, com fibrilação atrial (caracterizada por batimentos rápidos e irregulares), dois casos de taquicardia atrial não sustentada (arritmia benigna) e dois casos de arritmias ventriculares (que podem ser mortais). Houve, ainda, seis casos de insuficiência cardíaca.

"É provável que muita gente tenha sido afetada, já que muitos médicos podem não ter feito a conexão entre os sintomas. Precisamos de estudos maiores para entender o verdadeiro risco de problemas cardíacos relacionados ao zika e descobrir o que leva alguns pacientes a serem mais suscetíveis", concluiu a pesquisadora.

Foto: © Jarun Ontakrai - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter