Exame diagnostica depressão e esquizofrenia

Pedro.Saude - 14 de março de 2017 - 09:15

Exame diagnostica depressão e esquizofrenia

Análise de receptor cerebral diferencia as doenças, que têm sintomas semelhantes na fase inicial

(CCM SAÚDE) — Um novo exame promete diagnosticar a depressão e a esquizofrenia, os dois principais transtornos psiquiátricos atualmente, de maneira diferenciada ainda em suas fases inicias. O teste, ainda em estágio preliminar de produção, foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

O método se baseia na medição da concentração do receptor NMDAR que, segundo os cientistas, apresenta-se mais baixo que o normal em pacientes com esquizofrenia e mais alto nos casos de depressão. A descoberta é importante, pois até o momento, não havia exames que diferenciavam as duas doenças. Em suas fases iniciais, elas possuem sinais leves e muitas vezes similares.

"O primeiro objetivo é criar um marcador fisiológico dos dois principais transtornos psiquiátricos que pode permitir um diagnóstico mais precoce e preciso, garantindo uma seleção de medicamentos mais adequada aos pacientes", aponta Handan Gunduz-Bruce, um dos autores do estudo, que teve seus resultados publicados na revista 'Experimental Physiology'.

O próximo passo dos pesquisadores é tornar o teste funcional para colocá-lo à disposição de laboratórios e hospitais. Atualmente, 300 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de depressão enquanto 50 milhões têm diagnóstico de esquizofrenia.

Foto: © Adam Gregor - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter