Prótese de retina cria imagens em alta resolução

Natali.Saude - 16 de março de 2017 - 09:25

Prótese de retina cria imagens em alta resolução

Estudo foi conduzido na Universidade da Califórnia e pode corrigir danos à retina

(CCM SAÚDE) — Inúmeras pessoas ao redor do mundo sofrem com problemas de degeneração de retina, que podem ser causados por fatores como idade e diabetes e conduzir até mesmo a um quadro de cegueira. Uma descoberta da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, promete mudar esse cenário.

Os estudiosos conseguiram desenvolver uma prótese de retina que gera imagens em alta resolução. Com resultados publicados na revista científica 'Journal of Neural Engineering', o estudo utilizou tecnologias que melhoraram a performance da prótese na comparação com as disponíveis atualmente.

"Queremos criar uma classe de dispositivos com habilidades drasticamente melhores para ajudar pessoas com a visão prejudicada", diz Gabriel Silva, um dos autores do artigo e professor de bioengenharia e oftalmologia da Universidade da Califórnia.

A novidade é composta por duas tecnologias: estruturas formadas por nanofios de silicone que identificam a luz e estimulam os neurônios existentes na retina, e um sistema que transmite energia e dados para o dispositivo sem fio, corrigindo diversos níveis de deficiência visual.

A principal diferença desse novo dispositivo é que ele, ao contrário das próteses atuais, não necessita de um sensor de luz externo ao olho para captar as imagens. Já testada em roedores, a tecnologia pode, em breve, ser utilizada em humanos.

Foto: © baranq - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter

Última modificação: 16 de março de 2017 às 09:25 por Natali.Saude.