Estudo: 10 porções de frutas e vegetais por dia

Pedro.Saude - 16 de março de 2017 - 10:24

Estudo: 10 porções de frutas e vegetais por dia

Até o momento, recomendação era de cinco unidades diárias; consumo aumentado previne doenças

(CCM SAÚDE) — Estudo realizado no Imperial College London, no Reino Unido, recomendou dobrar a meta diária de consumo de frutas e vegetais. Segundo os cientistas, deve-se ingerir 10 porções desses alimentos por dia e não cinco como se imaginava.

A pesquisa, que revisou cerca de 100 trabalhos sobre o tema, apontou que o consumo de 800 gramas de frutas e hortaliças todos os dias promovem, por exemplo, redução de 33% no risco de acidente vascular cerebral (AVC) e 24% de doenças cardiovasculares. A partir destes números, os pesquisadores estimam que 8 milhões de mortes prematuras seriam evitadas com a adoção dessa medida.

Dagfinn Aune, principal autor do estudo, explicou a importância desses alimentos para a saúde e a razão para a mudança nas recomendações. "Cinco porções é bom, mas dez é ainda melhor. Frutas e vegetais contêm antioxidantes que reduz os danos ao DNA e diminuem inclusive os riscos de câncer", disse ele ao jornal britânico 'The Telegraph'.

Por outro lado, a pesquisa também demonstrou que mesmo consumos pequenos de alimentos naturais já trazem benefícios para a saúde. A ingestão de apenas duas porções por dia, por exemplo, está associada a uma queda de 16% no risco de doenças do coração e 15% de morte prematura.

Foto: © baibaz - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter