Estudo: fisioterapia é tão eficaz quanto cirurgia

Natali.Saude - 20 de março de 2017 - 10:51

Estudo: fisioterapia é tão eficaz quanto cirurgia

Pesquisa feita com 26 pacientes demonstra que métodos não-invasivos rendem bons resultados

(CCM SAÚDE) — Um estudo feito por pesquisadores do Instituto de Pesquisa Ortopédica de Sydney, na Austrália, aponta que tratar uma inflamação crônica dos músculos e tendões com fisioterapia pode ser tão eficaz quanto uma cirurgia corretiva.

De acordo com os cientistas, que avaliaram 26 pacientes, a reabilitação física tem efeito semelhante na percepção de dor dos pacientes na comparação com que fez a cirurgia.

Um exemplo abordado no estudo foi a epicondilite lateral, ou 'cotovelo de tenista', provocada por microlesões nos tendões. No tratamento, é necessária imobilização, uso de anti-inflamatórios e medicamentos locais. Depois, o paciente é encaminhado à fisioterapia. "80% das pessoas melhoram com esse tratamento. As lesões traumáticas são mais fáceis de tratar do que as degenerativas", explica Alexandre Paniago, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

Na pesquisa feita pela equipe australiana, foram avaliados dois grupos de 13 pessoas, submetidos à cirurgia de fato ou a uma falsa operação. "Nossos dados mostraram que ambos os grupos tiveram melhora significativa 26 semanas depois, especialmente na questão da dor", diz Martin Kroslak, principal autor do estudo. "Os participantes foram acompanhados de um a quatro anos depois e, mesmo nesse período, não houve diferença no resultado", completa.

Embora a pesquisa tenha sido feita com poucas pessoas, os estudiosos acreditam que é necessário traçar um plano de tratamento para evitar as opções invasivas.

Foto: © Image Point Fr - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter

Última modificação: 20 de março de 2017 às 10:51 por Natali.Saude.