Cientistas criam teste rápido de fertilidade

Pedro.Saude - 23 de março de 2017 - 09:13

Cientistas criam teste rápido de fertilidade

Acoplado a um smartphone, aparelho faz análise da qualidade do sêmen em poucos segundos

(CCM SAÚDE) — Um teste rápido e que pode ser feito em casa para a fertilidade masculina está prestes a chegar ao mercado. O produto inovador foi desenvolvido por pesquisadores do Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos, e promete resultados em cinco segundos com 98% de acerto.

O aparelho funciona acoplado a um smartphone. A partir de uma amostra de sêmen, ele analisa a concentração e a mobilidade dos espermatozoides, determinando assim a qualidade do esperma e a fertilidade do homem. Até o momento, esse tipo de exame só podia ser feito em laboratório e os resultados poderiam levar semanas.

"Exames clínicos atuais são laboratoriais, demorados e subjetivos. Os homens têm que fornecer o sêmen em hospitais, onde experimentam estresse e constrangimento. Esse teste tem baixo custo, é altamente preciso e pode analisar uma amostra de sêmen não diluída em menos de cinco segundos", afirma, ao portal 'G1', Hadi Shafiee, um dos autores do projeto.

De acordo com os cientistas, o dispositivo tem custo estimado de 4,50 dólares (R$ 14, aproximadamente). Durante o período de testes, 350 voluntários tiveram o esperma avaliado e o aparelho foi capaz de detectar problemas de fertilidade dos participantes de maneira correta em 98% dos casos.

Foto: © Pavel Chagochkin - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter