Dieta rica em fibra pode prevenir diabetes tipo 1

Pedro.Saude - 28 de março de 2017 - 10:49

Dieta rica em fibra pode prevenir diabetes tipo 1

Pesquisa australiana com ratos praticamente eliminou ocorrência da doença, que surge em jovens

(CCM SAÚDE) — A diabetes tipo 1, forma crônica e autoimune da doença normalmente descoberta na infância e adolescência, pode ser prevenida por meio de uma alimentação rica em fibras. É o que supõem pesquisadores da Universidade Monash, na Austrália, que testaram a hipótese com sucesso em ratos.

Para o experimento, os animais foram divididos em dois grupos: um recebeu a dieta especial - baseada em fibras digeridas na região do cólon - enquanto o outro se alimentou sem restrições. Ao fim de 30 semanas, cerca de 70% dos camundongos que comeram normalmente apresentaram o equivalente da diabetes tipo 1 em roedores enquanto praticamente nenhum dos alimentados com fibras desenvolveram a doença.

"A diferença foi drástica. Quando demos a dieta para ratos que desenvolvem espontaneamente a diabetes tipo 1 pudemos eliminar a doença quase completamente", aponta ao jornal britânico 'The Guardian' o imunologista Charles Mackay, autor do estudo.

A proteção gerada pelas fibras está ligada à formação do acetato e butirato, dois ácidos graxos de cadeia curta que são o subproduto da digestão dos alimentos dados aos animais. Esses dois compostos reduzem a resposta autoimune do organismo que leva à diabetes tipo 1, demonstrou a pesquisa.

Não há garantia que os resultados encontrados entre camundongos se traduzam em efeitos positivos em seres humanos, mas Mackay acredita que, em caso de sucesso dos experimentos futuros, essas fibras poderiam ser introduzidas na alimentação de crianças em forma de pós dissolvidos em água ou leite.

Foto: © hdcphoto - 123RF.com
Siga o CCM Saúde no Twitter

Última modificação: 28 de março de 2017 às 10:49 por Pedro.Saude.