Pulmão produz plaquetas, descobrem cientistas

Pedro.Saude - 30 de março de 2017 - 10:50

Pulmão produz plaquetas, descobrem cientistas

Até então desconhecida, função do órgão foi identificada em experimentos com camundongos

(CCM SAÚDE) — Responsáveis pela respiração, os pulmões apresentam uma função inesperada e crucial para o organismo: a produção de plaquetas. A descoberta foi feita na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, em testes com ratos.

A equipe de cientistas, no entanto, acredita que o mesmo mecanismo esteja presente no corpo humano. De acordo com o estudo, publicado na revista científica 'Nature', 50% das plaquetas são produzidas nos pulmões enquanto a outra metade é gerada na medula óssea, anteriormente considerado o único local de produção de plaquetas e outros componentes do sangue.

A análise da microcirculação dos pulmões de camundongos identificou a presença de megacariócitos, células que dão origem às plaquetas e que são formadas na medula. No órgão, elas geram aproximadamente 10 milhões de plaquetas por hora, aponta o trabalho, comandado pela pesquisadora Emma Lefrançais.

Outro aspecto importante descoberto no estudo foi a capacidade dos pulmões em compensarem problemas na medula óssea, especialmente a trombocitopenia, condição caracterizada pela redução da taxa de plaquetas. Nesses casos, as células nos pulmões migram para a medula, mantendo a produção dos componentes.

As plaquetas são elementos sanguíneos de forma oval que atuam fundamentalmente no processo de coagulação. Em condições normais, elas apresentam concentração de 300 mil por milímetro cúbico de sangue.

Foto: © woodoo007 - 123RF.com
Siga o CCM Saúde no Twitter