Negros têm mais chance de ter câncer de próstata

Pedro.Saude - 30 de julho de 2015 - 19:27

Negros têm mais chance de ter câncer de próstata

Risco é duas vezes maior se comparado com homens brancos; asiáticos são o grupo com menor chance

(CCM SAÚDE) - Levantamento do governo do Reino Unido em parceria com a organização Prostate Cancer UK revelou que homens negros têm até duas vezes mais chance de desenvolver câncer de próstata e morrer em decorrência da doença em comparação com brancos. Já os asiáticos seriam a etnia com menor risco de ter esta forma de câncer.



De acordo com o estudo, que analisou os dados de 25,6 milhões de homens no país, sendo 102 mil diagnosticados com câncer de próstata, 25% dos negros, aproximadamente, sofrerão da doença ao longo da vida. A proporção cai pela metade entre os brancos e alcança um em cada 13 asiáticos.

Os riscos de morrer por conta do câncer também são maiores entre os negros, com a proporção de um em cada 12. Para os brancos, a relação é um para 24. Já entre os asiáticos, o número passa para um em cada 44.

Segundo os autores da pesquisa, o trabalho não tinha como objetivo determinar as causas da ocorrência maior do câncer de próstata entre homens negros. No entanto, os cientistas garantem que os resultados mostram claramente que é preciso maior atenção para o problema nesse grupo.

"Homens negros devem levar esses dados em conta na hora de decidir com que frequência devem realizar o teste PSA", aponta Alisson Cooper, à frente da pesquisa. O PSA é o exame mais comum para detectar o câncer de próstata.

Foto: © Pixabay.