Cigarro provoca 10% das mortes no mundo

Pedro.Saude - 7 de abril de 2017 - 06:05

Cigarro provoca 10% das mortes no mundo

Apenas quatro países concentram metade dos óbitos; Brasil é elogiado em pesquisa internacional

(CCM SAÚDE) — O cigarro é o responsável por uma em cada dez mortes ocorridas em todo o mundo. A conclusão é de uma pesquisa com base em dados do Estudo Global do Montante de Doenças (GBDS, na sigla em inglês). O estudo também faz elogios ao Brasil pela redução significativa no número de fumantes diários.

No total, os óbitos provocados pelo tabagismo somam mais de 6 milhões, de acordo com o levantamento. Metade deles está concentrado em apenas quatro países: China, Índia, Estados Unidos e Rússia. A pesquisa também estima que existem hoje no mundo 1 bilhão de fumantes diários em comparação aos 870 milhões que haviam em 2005.

Apesar do aumento, a proporção de tabagistas caiu. Há doze anos, um terço dos homens e uma em cada 12 mulheres fumava todos os dias. Hoje, as taxas são de 25% entre eles e 5% entre elas. O total de mortes pelo cigarro também cresceu, saltando 4,7% entre 2005 e 2015.

A pesquisa também destacou alguns países que conseguiram reduções importantes no consumo de cigarros. Entre eles está o Brasil. Nos últimos 25 anos, a porcentagem de brasileiros fumantes caiu de 29% entre homens e 19% entre mulheres para 12% e 8%, respectivamente. A melhora é atribuída ao aumento de impostos, informações sobre os riscos nos rótulos e campanhas educativas.

Foto: © skyfish - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter