Vírus assintomático pode causar doença celíaca

Pedro.Saude - 10 de abril de 2017 - 07:22

Vírus assintomático pode causar doença celíaca

Estudo com ratos mostrou que patógeno pode estimular intolerância ao glúten em bebês e crianças

(CCM SAÚDE) — Um vírus que não provoca sintomas pode ser o responsável pelo surgimento de intolerância ao glúten entre crianças, aponta pesquisa com camundongos realizada na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.

No experimento, um tipo de reovírus humano foi inoculado nos animais, que passaram a apresentar uma "resposta imune inflamatória e a perda da tolerância oral ao glúten", aponta a equipe da pesquisadora Bana Jabri, autora do estudo publicado na revista 'Science'.

De acordo com a especialista, esse processo é capaz de desencadear a doença celíaca, condição autoimune que afeta a capacidade do intestino em absorver o glúten, substância presente no trigo e outros cereais e que já é difícil, por natureza, de ser incorporada ao organismo.

Atualmente sem cura, a doença celíaca é bastante grave e tem como único método de tratamento a eliminação completa de alimentos com glúten da dieta. No entanto, caso a hipótese apresentada pelos cientistas seja comprovada em estudos com seres humanos, uma vacina contra a cepa do reovírus pode ser produzida.

Foto: © Timmary - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter