Vacinação da gripe começa nesta segunda

Pedro.Saude - 17 de abril de 2017 - 09:40

Vacinação da gripe começa nesta segunda

Objetivo é imunizar 54,2 milhões de pessoas em todo o país; professores entram para público-alvo

(CCM SAÚDE) — Começa nesta segunda-feira (17) a campanha nacional de vacinação contra a influenza. A meta do Ministério da Saúde é proteger 54,2 milhões de pessoas do público-alvo, que, pela primeira vez, inclui professores das redes pública e privada.



Além deles, a vacina contra a gripe é voltada para idosos acima dos 60 anos, crianças de seis meses a 5 anos, população indígena, profissionais de saúde, privados de liberdade e trabalhadores do sistema prisional. O ministério busca vacinar 90% desta população. Em 2016, a taxa foi de 93,5%, a maior já registrada.

No total, estarão disponíveis 60 milhões de doses da vacina nos postos de saúde. Os subtipos do vírus influenza presentes na imunização são uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que avalia anualmente os patógenos mais prevalentes para formular o produto.

Até o dia 1º de abril, 276 casos de infecção pelo influenza haviam sido notificados no país, com 48 mortes. No ano passado, ocorreram mais de 12 mil casos e 2.220 óbitos, a maioria pelo vírus H1N1.

A campanha nacional segue até 26 de maio e o Dia D de mobilização nacional será em 13 de maio. Entre os dias 2 e 3 de maio, cerca de 2,3 milhões de professores serão vacinados diretamente nas escolas.

Foto: © Adam Gregor - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter