Exercícios devem ser feitos após café da manhã

Natali.Saude - 19 de abril de 2017 - 11:02

Exercícios devem ser feitos após café da manhã

Ideal é sempre ingerir algo para que o organismo funcione e, depois, se exercitar

(CCM SAÚDE) — Uma dúvida que sempre existiu em quem pratica exercícios físicos é se eles devem ser feitos antes ou depois do café da manhã. Um nutricionista especializado em alto rendimento esclareceu a questão à 'BBC Mundo'.

"É vital e imprescindível ingerir algo antes de se fazer exercícios", afirma o profissional Daniel Escaño, enfatizando que o tipo e a quantidade de alimento varia dependendo da atividade física que será feita. "Não há sentido em se submeter a uma situação de estresse partindo de uma base já degradada, uma vez que o indivíduo passou por um longo período de jejum durante as oito horas de sono", conta.

Segundo ele, o corpo precisa de energia suficiente para funcionar e, por isso, o tipo de alimento varia de acordo com cada pessoa. Escaño reconhece, no entanto, que pode-se realizar exercícios de baixa intensidade e duração média em jejum, para ativar o corpo, porém isso é feito em casos específicos.

Num cenário ideal, deve-se tomar café da manhã cerca de duas horas e meia antes de se submeter a uma rotina de exercícios, porém, como a maioria das pessoas não consegue isso, recomenda-se ingerir, cerca de 30 minutos antes da atividade física, uma pequena porção de alimentos que não sejam difíceis de digerir, tais como uma banana, um laticínio desnatado, torrada ou uma barra de cereais.

Após o treino, recomenda-se a ingestão de um café da manhã mais completo, com alimentos que ajudem na recuperação do corpo.

Foto: © Jacob Lund - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter

Última modificação: 19 de abril de 2017 às 11:02 por Natali.Saude.