Brasileiros tomam 5 litros de veneno por ano

Natali.Saude - 25 de abril de 2017 - 09:10

Brasileiros tomam 5 litros de veneno por ano

Aumento de casos de câncer é apontado, em relatório, como algo gerado pelos agrotóxicos

(CCM SAÚDE) — Um alerta da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) lança luz sobre o impacto dos agrotóxicos na saúde. Segundo o Dossiê Abrasco, 70% dos alimentos in natura consumidos no Brasil estão contaminados, sendo que 28% deles utilizam produtos não autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com o estudo, no topo dos alimentos mais contaminados estão a soja (40%) e o milho (15%). Isso seria o equivalente a cada brasileiro tomar, por ano, cinco litros de veneno, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Autoridades afirmam que os casos de intoxicação aguda e crônica provocados pelos agrotóxicos já chegam a 70 mil por ano. A grave situação levou o Ministério Público Federal (MPF) a enviar à Anvisa um documento solicitando que seja concluída urgentemente a reavaliação toxicológica do glifosato, pedindo para que o herbicida, campeão de vendas em 2013, desapareça do mercado nacional.

Essas substâncias estão por trás de muitos males que conhecemos. O 24D, por exemplo, foi o material com que o exército dos Estados Unidos pulverizou cidades do Vietnã durante a guerra no país e até hoje faz nascer crianças sem membros superiores e inferiores. Embora sejam comprovadamente nocivas, essas substâncias são muito utilizadas por grandes produtores e, por isso, há dificuldade em retirá-las do mercado.

Foto: © Alexander Raths - Shutterstock.com