Exame de sangue detecta volta do câncer

Pedro.Saude - 27 de abril de 2017 - 09:38

Exame de sangue detecta volta do câncer

Técnica permite antecipar em até um ano o diagnóstico da doença, o que pode aumentar chances de cura

(CCM SAÚDE) — Um exame de sangue simples pode antecipar em até um ano o diagnóstico do câncer. A inovação foi desenvolvida por cientistas do Instituto Francis Crick, no Reino Unido, e já foi testada com sucesso em alguns pacientes.

A técnica, que inicialmente se concentrou em casos de câncer de pulmão, o que mais mata no mundo, rastreia vestígios do DNA do câncer no sangue dos pacientes. De tão pequenas, essas células não são detectadas em exames convencionais, como radiografia ou tomografia.

A esperança dos pesquisadores, ainda não comprovada, é que iniciar o tratamento ainda nesta fase da doença, quando o tumor é bastante reduzido, aumentaria de maneira significativa as chances de cura dos pacientes. Em média, 50% das pessoas com câncer de pulmão voltam a ter a doença dentro de cinco anos.

Nos estudos preliminares, 14 voluntários sofreram uma recidiva do câncer, sendo que 13 delas foram apontadas pelo exame desenvolvido pelos cientistas. No momento, a meta é expandir a análise para um número maior de pacientes e testar o sucesso do tratamento precoce.

Foto: © angellodeco - Shutterstock.com