Um em dez jovens brasileiros tem hipertensão

Natali.Saude - 27 de abril de 2017 - 13:29

Um em dez jovens brasileiros tem hipertensão

Dados do Ministério da Saúde indicam que 10% da população entre 25 e 34 anos sofre desse mal

(CCM SAÚDE) — A pressão alta, que atinge principalmente os idosos, é um problema cada vez mais comum em jovens, segundo o Ministério da Saúde. De acordo com o órgão, 10% da população brasileira entre 25 e 34 anos tem diagnóstico de hipertensão arterial. Em pessoas de 35 a 44 anos, a taxa é de 19%.



"O aumento da incidência de hipertensão entre jovens está muito relacionado à obesidade e ao sedentarismo, que estão crescendo no Brasil. Como a doença costuma ser assintomática, muitos demoram a descobrir", explica Roberto Kalil Filho, diretor do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês.

O hospital, inclusive, lançou uma campanha no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial e um serviço especializado com foco no combate à hipertensão arterial em jovens, que geralmente desconhecem sua condição, segundo um estudo conduzido pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, apontando que 20% dos jovens entre 24 e 32 anos tinham a doença, mas metade desconhecia o diagnóstico.

Para evitar a hipertensão, é fundamental que os jovens combatam o excesso de peso, evitem alimentos ricos em sal e pratiquem exercícios físicos com regularidade.

Foto: © kurhan - Shutterstock.com