Vitamina D ajudaria a regular a flora intestinal

Natali.Saude - 2 de maio de 2017 - 10:08

Vitamina D ajudaria a regular a flora intestinal

Estudos indicam que baixos níveis dessa substância aumentam bactérias e doenças como diabetes

(CCM SAÚDE) — A vitamina D tem um papel importante na imunidade do corpo e, recentemente, foi descoberto também que atua na microbiota intestinal, prevenindo e ajudando a tratar doenças crônicas e autoimunes como a síndrome metabólica.



Criado na Faculdade de Medicina de Harvard, o estudo mostra que, nos últimos 50 anos, com a deficiência de vitamina D aumentando, aumentaram na mesma proporção as doenças autoimunes, ou seja, quando o próprio organismo combate a si mesmo.

"A vitamina D é essencial no desenvolvimento e no funcionamento tanto das células T reguladoras quanto das dendríticas, que compõem o sistema imunológico", diz o geneticista Scott T. Weiss, um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo, que ainda precisa ser aprofundado para que resultados concretos sejam obtidos.

Além da vitamina D, outros fatores como Índice de Massa Corporal (IMC), também interferem na microbiota intestinal. Atualmente, a deficiência de vitamina D, obtida principalmente pelo sol, afeta 30% da população mundial, e já foi associada à síndrome metabólica, gerando obesidade, hipertensão e aumentando o risco de doença coronariana e diabetes.

Foto: © Elena Hramova - Shutterstock.com