Febre amarela tem 240 mortes confirmadas

Pedro.Saude - 3 de maio de 2017 - 11:02

Febre amarela tem 240 mortes confirmadas

Desde o início da epidemia, no final do ano passado, 715 pessoas foram infectadas pelo vírus

(CCM SAÚDE) — O Brasil soma 240 mortes confirmadas por febre amarela desde o início da epidemia da doença, em dezembro de 2016. Os dados, divulgados nesta terça-feira (2), são do Ministério da Saúde. Ainda há 152 óbitos sob investigação.



Ao todo, mais de 3 mil notificações de febre amarela foram emitidas pelas secretarias estaduais de saúde. Destas, cerca de 1.500 tiveram diagnóstico descartado para a doença após análise laboratorial e 715 infecções foram confirmadas. As demais ainda são alvo de estudo por parte das autoridades sanitárias.

De acordo com os dados do ministério, 123 municípios de seis unidades da federação têm casos confirmados da doença até o momento. A maior concentração é em Minas Gerais, que registrou 165 mortes (68,7% do total). Depois, vem o Espírito Santo, com 61 óbitos. São Paulo, Rio de Janeiro e Pará têm, juntos, 14 mortes por febre amarela.

Apesar de já ser a maior epidemia da doença na série histórica, iniciada em 1980, ela ainda é considerada pelo Ministério da Saúde como exclusivamente silvestre. Até agora, não há relatos de casos de infecção em áreas urbanas ou inoculação do vírus em mosquitos Aedes aegypti.

Foto: © Tacio Philip Sansonovski - Shutterstock.com