Estudo explica efeito do cigarro sobre coração

Pedro.Saude - 4 de maio de 2017 - 08:53

Estudo explica efeito do cigarro sobre coração

Segundo pesquisa, tabagismo enfraquece gene responsável por proteger as artérias e leva a doenças cardíacas

(CCM SAÚDE) — Estudo da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, explica porque o tabagismo é fator de risco para doenças cardiovasculares. Segundo a pesquisa, fumar reduz a ação de um gene responsável por manter a saúde das artérias.

Com isso, apontam os cientistas, o fumante passa a apresentar maior probabilidade de acúmulo da chamada placa de ateroma nas artérias do coração, o que pode levar à obstrução dessas estruturas e graves problemas cardíacos, como o infarto, por exemplo.

Essa alteração genética, que, segundo os autores, ocorre em apenas uma 'letra' do DNA, está associada a uma enzima produzida no interior dos vasos sanguíneos. A descoberta foi feita após análise de dados de mais de 140 mil voluntários de 20 estudos científicos diferentes.

Um dos pesquisadores envolvidos no estudo, Danish Saleheen, mostra otimismo com o achado, que pode auxiliar profissionais de saúde a buscarem formas mais sofisticadas de prevenção de doenças no futuro. "Este foi um dos primeiros grandes passos rumo à resolução do complexo quebra-cabeça das interações genético-ambientais que levam a doenças coronarianas", afirma à agência 'AFP'.

Foto: © Myper - Shutterstock.com